Construção de Piscinões em Campinas
- Paulo Gaspar
- 3 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de abr.

Serão 2 etapas de implantação com investimento total de aproximadamente 1 Bilhão de reais, financiados pelo BNDES. A primeira fase está estimada em 600 milhões e a segunda em 400 milhões.
A primeira etapa abrange a construção de reservatório enterrado próximo ao Centro de Treinamento do Guarani e canal de derivação (obra esta já iniciada), construção de reservatório aberto na Praça Ralph Stettinger (Hotel Vitória) e outro reservatório enterrado na Praça da Ópera (ao lado do Mercado Municipal).




Já a segunda etapa será constituída pela execução de dois reservatórios enterrados. Um na Praça René Pena (Balão Av. Princesa Doeste prox. UNIP) e outro localizado no final da Av. Anchieta cruzamento com a Rua Barão de Taunay, além de obras de ampliação no reservatório do Ribeirão Anhumas (Piscinão atual da Norte-Sul).
Está prevista, ainda, a implantação de galeria de reforço na Av. Norte/Sul, próximo à Rua Oriente e a adequação das passagens existentes nos cruzamentos do Córrego Serafim com a Rua Dr. José de Campos Novaes, Av. Anchieta e Rua Cel. Quirino.




A primeira fase procura resolver as chuvas mais pesadas que caem em curto espaço de tempo com até 95 mm em 2 horas, e na segunda fase as de 110 mm em 2 horas. Hoje a capacidade máxima para não acontecer enchentes é de 40 mm.
Um mapeamento da Defesa Civil e da Emdec apontou áreas de Campinas (SP) que costumam registrar alagamentos. São ao todo 43 pontos.
A previsão para entrega do primeiro piscinão prox. Ao CT do Guarani será em 2026. O estudo inicial foi feito pelo engenheiro Aluísio Canholi da Hidrostudio e a coordenação dos trabalhos é da Secretaria de Infraestrutura de Campinas.
Assista o vídeo:
Quer entender mais sobre como funciona os bastidores da política em Campinas e no Brasil? Acesse o link : https://www.paulogaspar.com.br/post/eles-n%C3%A3o-querem-que-voc%C3%AA-saiba
Muito bom.